Explorando o Brasil de carro

Feb 14, 2024

Depois de vários meses de quarentena em nosso apartamento em São Paulo, sonhávamos em fugir. As viagens internacionais são complicadas hoje em dia, por isso decidimos explorar algo mais perto de casa. Começamos a conversar sobre todos os lugares que queríamos conhecer neste país grande e lindo e percebemos que o Brasil estava implorando para ser explorado de carro. Desses sonhos nasceu a Grande Road Trip Brasileira.

Natal para Porto Alegre… e além

Visão geral da rota: Natal a Porto Alegre (via Belo Horizonte), seguindo principalmente a costa do Oceano Atlântico Sul.

Distância: Cerca de 3.100 milhas (o equivalente a dirigir de costa a costa nos Estados Unidos, de São Francisco, Califórnia, a Boston, Massachusetts).

Prazo: 50 dias (aproximadamente), de meados de janeiro ao início de março de 2021.

Racional

Antes desta aventura, conversamos com amigos e familiares para ter uma ideia dos lugares “imperdíveis” ao longo do caminho. Também passamos algum tempo lendo blogs sobre outras “Road Trips Brasileiras” e navegando no Instagram para ver quais das paradas sugeridas eram as mais interessantes e/ou únicas. A partir daí, montamos uma lista de viagens rodoviárias brasileiras, mas concordamos que planejaríamos o mínimo possível de antecedência para que tivéssemos a flexibilidade de adicionar ou alterar paradas se algum lugar parecesse especialmente interessante. O mapa acima representa um esboço do nosso plano, menos alguns de nossos locais da lista de desejos, já que o Google Maps tem um limite de 10 paradas por mapa. No entanto, dado o nosso planeamento avançado limitado, mesmo este esboço está sujeito a alterações.

Escolhemos Natal como ponto de partida simplesmente porque é uma grande cidade do Nordeste e, no mapa, fica quase perfeitamente em um “ponto” do continente sul-americano. Alguns dos blogs que encontramos discutiram começar ainda mais ao norte, em Fortaleza, mas decidimos que a distância adicional (~275 milhas) seria demais para cobrir nesta viagem.

Escolhemos Porto Alegre como ponto final simplesmente porque é a última grande cidade do Sul antes de chegar à fronteira Brasil-Uruguai. E, claro, percorrer esta rota significa começar no estado do Rio Grande do Norte e terminar no estado do Rio Grande do Sul, o que confere a esta aventura um tanto aleatória uma sensação agradável e organizada de “suporte de livro”. Estamos planejando desviar de nossa rota costeira para Belo Horizonte, pois temos familiares e amigos lá que prometemos visitar. O desvio para Belo Horizonte também nos permite incorporar parcialmente a Estrada Real, que tem um significado histórico e oferece uma mudança de semanas de praias paradisíacas. Mais sobre isso mais tarde.

Nosso cronograma é vago, mas temos algumas restrições. Talvez as restrições mais óbvias estejam relacionadas com a COVID-19. No momento em que este artigo foi escrito, as viagens entre estados eram permitidas, embora isso possa mudar, o que é parte da motivação por trás da nossa abordagem flexível ao planeamento. Além das restrições da pandemia, tive alguns problemas para conseguir um visto de residência aqui no Brasil e precisarei voltar a São Paulo para minha próxima consulta de visto em meados de fevereiro. Após a marcação do meu visto, continuaremos para o sul. Se meu visto for aprovado e a fronteira internacional estiver aberta, poderemos encerrar nossa viagem cruzando para o Uruguai. Dedos cruzados!

Viagem rodoviária pré-viagem

Antes mesmo de iniciar “a Grande Viagem Brasileira”, percorremos muitos quilômetros de estradas brasileiras.

Postagens relacionadas